Papo de Corrida com a influencer Rafa Arlotta

5 de dezembro de 2023

Papo de Corrida com a influencer Rafa Arlotta

compartilhe

Rafa Arlotta tem muita propriedade para falar que a corrida é uma chave importante para sua vida: foi por meio dela que a influencer perdeu 32 kg e se livrou da obesidade. O Time Ativo.com entrevistou a mãe, publicitária e corredora que inspira diversas pessoas com seu estilo de vida, confira:

Time Ativo.com: Olá Rafa, é um prazer conversar com você! Pode nos contar como começou sua jornada na corrida de rua e o que a motivou a começar a correr?

Rafa: Minha história com a corrida começou antes mesmo de gostar de correr. Minha mãe era corredora e me incentivava a correr, mas naquela época eu corria apenas para emagrecer. Não tinha uma relação legal com alimentação saudável e atividade física. Isso mudou em 2013, com o nascimento da minha filha Mel: na época eu estava obesa e percebi que precisa mudar, porque ela seria o espelho de tudo que eu estava sendo e eu queria ser uma referência melhor para ela.

A corrida dessa vez entrou na minha vida de maneira diferente. Eu não pensava em perder peso, mas sim em ganhar vida e saúde para cuidar da minha filha. Encontrei um espaço para descobrir minha força e minha capacidade, me apaixonei e nunca mais parei. Foi uma história que começou pela minha filha, mas acabou sendo um reencontro comigo mesma. Hoje corro por mim, porque me faz bem, me faz sentir única e capaz de feitos incríveis (como o fato de ter perdido 34 kg correndo e sem cirurgia) e essa força eu levo para diversas áreas da minha vida.

Time Ativo.com: Quais foram os maiores desafios que enfrentou ao incorporar a corrida de rua em seu estilo de vida?

Rafa: Como no início eu estava com um bebê pequena e trabalhando (tirei apenas 40 dias de licença-maternidade) e ainda não tinha babá, era difícil abrir mão de momentos de descanso (quando tinha) para me dedicar a uma atividade física. Era impensável que cansando e me movimentando eu encontraria o relaxamento necessário e a energia capaz de me renovar, mas talvez o meu propósito tenha me guiado a não desistir. Eu não me importava se eram 10min ou 1h, eu sempre tentava encaixar. Mas, sem dúvida, equilibrar os milhares de pratos que eu estava girando na época (e ainda hoje) é o maior desafio.

Time Ativo.com: Como a corrida impactou positivamente sua saúde física e mental ao longo do tempo?

Rafa: A corrida entrou na minha vida quando eu não me reconhecia mais – e não saber quem eu era me deixava insegura sobre quem eu precisava ser para minha filha. Eu não queria sair mais, eu não me via mais. Com a corrida eu aprendi a me conhecer, a me acolher e a me escutar – a gostar da minha companhia e a escutar meu corpo. A corrida me trouxe um poder, o poder de transformar não só meu corpo, mas de saber que eu sou capaz de mais, trouxe equilíbrio e força para saber lidar melhor comigo e com o mundo e seus desafios.

Time Ativo.com: Você poderia compartilhar uma história significativa ou memória especial relacionada à corrida que tenha marcado sua jornada?

Rafa: Me lembro da primeira vez que saí para correr. Obesa, 3 meses pós parto, sem entender muito bem como meu corpo funcionava, com a roupa inadequada, com um tênis que nem me lembro bem se era para corrida, num sol do meio-dia do Rio de Janeiro… mas o que poderia ter sido um desastre, foi algo potente. Me senti livre, me senti dona do meu tempo e do meu corpo. Não corri muito, apenas 500m na verdade (e depois uma caminhada), mas me senti capaz e reconheci ali a mulher que queria ser: não tem a ver em ser atleta, ou corredora, ou conquistar perfomance (como hoje vemos). Tinha a ver com uma mulher dona de si, eu não estava nem aí pro meu peso, ou meus equipamentos.. muito menos com o que os outros iam pensar. Era eu e a corrida conversando e só.

Time Ativo.com: Para aqueles que estão considerando iniciar a prática da corrida, quais dicas você ofereceria para tornar a transição mais suave e motivadora?

Rafa: Se você pensa em começar, eu cogitaria esquecer pace, tênis de placa, equipamentos caros… investiria em preparar o corpo pro impacto (fortalecer) e iria correr para entender como seu corpo e sua mente entendem esse movimento. Com o tempo (e paciência) você vai encontrando qual é a sua vibe na corrida. Mas primeiro, deixe ela se mostrar pra você.

Time Ativo.com: Como a corrida influenciou suas metas de condicionamento físico e seu estilo de vida de maneira mais ampla?

Rafa: Costumo dizer que a corrida me mostrou o quanto sou capaz e isso eu levei para as diversas áreas da minha vida, mas a Rafa fora da corrida também ensinou muito para a Rafa da corrida. Eu sempre adorei me desafiar, seja no trabalho, na vida pessoal, ou em qualquer coisa e isso eu levei para o esporte. Fui buscando evoluir nas distâncias e na velocidade. Fui descobrindo o que funciona para isso acontecer. Alimentação mais limpa, fortalecimento muscular, descanso, comprometimento, ouvir o próprio corpo… isso impactou meu estilo de vida como um todo.

Time Ativo.com: Lidar com possíveis obstáculos, como falta de tempo ou motivação, é comum. Como você supera esses desafios para manter a consistência na corrida?

Rafa: Como eu disse, a Rafa de fora da corrida empresta muito para a minha corrida. Para ter consistência nesse esporte, eu trouxe a minha disciplina. A minha disciplina e organização, me ajudou na construção de hábitos que ajudam na minha evolução nessa atividade. Meus hábitos se tornaram parte de mim e foram naturalmente incorporados na minha rotina diária. O que impactou positivamente a minha vida como um todo. Disciplina vence a motivação (ou a falta dela). Disciplina acha espaço (nem que sejam 10min, como era no início). Minha “arma secreta” é ela.

Time Ativo.com: Qual impacto você acredita que a corrida pode ter na mentalidade das pessoas e como isso pode inspirá-las a buscar um estilo de vida mais saudável?

Rafa: A corrida tem um poder transformador enorme, que vai além do fator estético. Colocar uma meta e vencê-la, acordar cansado e ir em busca de quilômetros nos mostra tanto sobre a nossa capacidade e nossa força (física e mental) que é impossível você não se sentir mais confiante para enfrentar os desafios da vida. É por isso que somos viciados por calçar o tênis e ir pra rua! E como apaixonados que nos tornamos, sentimos na pele como um estilo de vida mais saudável impacta na nossa performance e na maneira como nosso corpo responde ao esporte, aí uma coisa puxa a outra.

Time Ativo.com: Que conselhos ou palavras de encorajamento você daria para aquelas pessoas que estão hesitantes em começar a correr, mas desejam adotar um estilo de vida mais ativo e saudável?

Rafa: A corrida foi uma grande aliada nesse processo de redescoberta, pois encontrei nela um espaço para ser quem eu queria ser – ela teve um papel importantíssimo na reconquista da minha autoestima e da minha saúde e me transformou! Não só meu corpo, meu peso ou minha rotina, mas me transformou nessa Rafa que quebra padrões e que não tem medo de ser quem é!

compartilhe